Entendendo a Cauda Longa e como todo nicho é mercado de massa

10:59 0 Comments



A cauda longa
Chris Anderson merecia um capítulo só para ele. Lançou dois clássicos da economia digital. Um deles é esse – A Cauda Longa – que fala sobre o mercado de nichos. É engraçado como que é óbvio, mas ninguém até então tinha escrito. A internet derruba barreiras geográficas, logo, o que na sua cidade representa um nicho de 500 pessoas (o número de fanáticos por bocha, por exemplo, o que não lhe garantiria a sobrevivência nem com uma loja na avenida principal) no mundo representa milhões de pessoas.


Os nichos, quaisquer que sejam eles, nesse mundo super populoso sempre é muita gente. A Cauda Longa fala justamente de como ganhar dinheiro atingindo os nichos a partir de alguns exemplos de empresas americanas. Como eu disse, leitura obrigatória.

Leia também:
5 dicas para promover seus produtos digitais na internet, utilizando o Hotmart

Chris Anderson inicia A cauda longa mostrando como a economia agora volta-se do mercado de hits para o mercado de nichos. Antes, o consumidor de entretenimento orientava suas compras pelas listas dos mais vendidos, produtos que estão na “cabeça” dos gráficos de venda das lojas. Hoje, percebe-se que os produtos da cauda, aqueles que não despertam interesse suficiente para estarem nas prateleiras das lojas, têm uma enorme importância no mercado.

Com o surgimento de novas tecnologias e lojas on-line – Anderson usa o exemplo de lojas de livros e cds, como a Amazon e Rhapsody -, em que o gasto com espaço não é necessário, a oferta passou a ser muito maior. Ou seja, o consumidor agora consegue encontrar aqueles produtos que, por falta de espaço e de demanda, as lojas “físicas” não ofereciam. O grande número de itens da cauda longa, mesmo que eles tenham pouca demanda, é o que garante a importante participação deles no lucro das empresas on-line.  

Leitura obrigatória para quem quer entrar no mercado de nichos com marketing digital.
Se quiser entender mais, adquira o livro por aqui:
A Cauda Longa: Do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho

Entenda que num pais populoso como o Brasil, utilizando a internet, todo nicho é mercado de massa.
Você encontra fãs/clientes para o que quiser.

Abaixo um vídeo do próprio Chris:



Espero que tenham gostado da dica!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fernando Bueno

Sou Consultor de Sistemas por profissão há mais de 10 anos, Adoro Internet e tudo que ela pode oferecer.

Filho de Deus e pai de 2 lindos filhos.

Estou aqui para te ajudar a criar o seu negócio digital ou ainda trocar algumas idéias.

Receba as melhores Dicas !

Receba todas as DICAS diretamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

0 comentários: